Chacao fortalece a cultura na vía pública com “Meninas Caracas Gallery”

A Alcaldia do Município Chacao inaugura pela primeira vez na Venezuela a exibição de arte urbana “Meninas Caracas Gallery”, uma adaptação inédita da famosa exposição “Meninas Madrid Gallery”, que já conquistou as ruas de Madrid, Espanha por 6 anos consecutivos. Este projeto foi criado pelo artista plástico venezuelano Antonio Azzato.
Dita iniciativa chegou a Chacao com o impulso da Alcaldia do Municipio Chacao e o Banco Nacional de Crédito (BNC), em colaboração com CAF - Banco de Desenvolvimento de America Latina e o Caribe.
A exibição consiste em um total de 19 esculturas de tamanho real feitas de fibras de vidro localizadas a céu aberto em diversos espaços públicos emblemáticos do município de Chacao, complementando com a riqueza cultural da cidade. Estes pontos agem  como lugares de encontro onde visitantes de todas as idades e localidades podem desfrutar do circuito artístico inspirado na obra do pintor espanhol Diego Velázquez e em símbolos e personagens reconhecidos na Venezuela.
Durante os meses de janeiro e fevereiro as ruas de Chacao converteram-se em um museu ao ar livre, onde a cor, a criatividade e a identidade venezuelanas se vêem refletidas nas figuras representativas.
Em dita exposição também convidou-se a participar a 5 artistas venezuelanos, para dar vida a estas icônicas figuras que partem de uma tela em branco para se transformar em verdadeiras obras de arte. O “Sonero del Mundo” Oscar D ́León, a futebolista Deyna Castellanos, o designer de modas Ángel Sánchez e os jugadores de béisbol das Grandes Ligas Gleyber Torres e Ronald Acuña, fizeram a sua imaginação voar para criar autênticas meninas, não só para o desfrute do público, mas também para contribuir com o fim solidário de esta exibição.
O objetivo é que a gente recorra a cidade, tire fotos e interaja com a arte e a cultura. “(...) Estas significativas figuras provocaram gerar espaços para a sensibilização, recreação e, o mais importante, livres de violência”, afirmou Alejandra Claros Borda, Secretária Geral do CAF.  
Esta exposição também foi acompanhada de passeios gratuitos pela “Ruta Cultural Meninas Caracas Gallery” com prévia inscrição limitada. A sua vez, também foi realizada uma atividade na Biblioteca “Los Palos Grandes”, onde realizaram-se atividades como leitura de contos e de colorir Meninas, além dos passeios.
Outra proposta didática do município ao redor da exposição “Meninas Caracas Gallery” foi a missão mini meninas onde se esconderam 10 mini Meninas perdidas e se deram progressivamente certas pistas para que a cidadania as encontre!  
Celebramos este tipo de experiências criativas e inovadoras que enriquecem a cultura de todo o município!

Não se esqueçam de nos seguir em nossas redes para ficarem atualizados nas novidades!

Instagram: @ciudadeseducadorasla

Youtube: @CiudadesEducadorasLA

Twitter: @CE_AmLatina

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio