Sob o lema “A cultura fonte de criação e aprendizagem na Cidade Educadora” este ano realizou-se a oitava edição do Dia Internacional da Cidade Educadora. Em nossas cidades, a cultura e a arte constituem uma importante via de inclusão social e de empoderamento. Consideramos a cultura como um legado vivo e em constante mudança, ao que todas e todos podemos contribuir, que gera identidade e fomenta o sentimento de pertença. Com esta celebração se procurou mobilizar a todas as áreas do município numa celebração dinâmica e participativa que promova o diálogo e sirva para dar a conhecer as oportunidades que a cidade oferece, assim como contribuir à geração de novas sinergias e aprendizagens.
Neste quadro, no dia 30 de novembro, mais de 100 cidades de todo o mundo se somaram a este festejo internacional a partir de eventos muito diversos e demonstrando sua grande criatividade para celebrar seu trabalho educador de jeito inclusivo e participativo.
Nesta ordem, queremos sublinhar as mais de 25 cidades educadoras da América Latina que celebraram em seus municípios este dia tão importante. Algumas destas foram:

Compartilhamos alguns dos tantos eventos realizados pelas cidades que mediante suas fotografias e relatos transmitem um festivo e concorrido dia internacional de Cidades Educadoras entre toda a cidadania.

Curitiba, Brasil, festejou com uma diversa agenda em espaços públicos e privados com atividades que integram iniciativas de educação, saúde, ações sociais, meio ambiente, fundação cultural, turismo, esporte, entre outras, conectando profissionais estudantes e a comunidade.

Solidaridad-Playa del Carmen, México, festejo com um desfile e uma “Magna Celebração do Dia Internacional de Cidades Educadoras em Parque Fundadores”.

A escola básica Municipal de Santa Cruz de Concórdia, Brasil, reuniu os alunos da comunidade escolar para promover um abraço coletivo e soltaram balões como um gesto pela paz.

Rosario, Argentina, realizou uma agenda sumamente completa com um evento principal no Museo de Arte Decorativo Firma e Odilo Estévez.

Santo André, Brasil realizou um evento de comemoração, apresentação cultural e dos princípios da cidade educadora e da AICE. A sua vez realizou uma exposição fotográfica, uma exposição dos alunos dos cursos profissionalizantes de educação ambiental e atividades lúdicas para a educação no trânsito.

Villa Ocampo, Argentina, celebrou o Dia Internacional da Cidade Educadora e o dia da fundação da cidade já que ambas coincidem, pelo qual realizaram um evento no Passeio da Amizade (Praça Belgrano) onde realizou-se o “1º Encontro das Artes”. Para isso, convidaram-se a apresentar suas produções artísticas às escolas, oficinas de arte, instituições culturais e artistas independentes, em um formato de feira popular.

Purísima del Rincón, México, festejo o dia internacional contando na praça “a verdadeira história dos 3 porquinhos”.
Felicitamos a todas as cidades por participar desta velada e convidamos a todas a seguir celebrando dia a dia sua labor educadora. A sua vez agradecemos às cidades por enviarem suas memórias do evento, que nos inspiram a seguir trabalhando para que toda latinoamérica seja mais educadora.
Para mais informações visite a página da AICE onde encontrará um mapa das celebrações do Dia Internacional em todo o mundo:
https://www.edcities.org/pt/dia-internacional-de-la-ciudad-educadora-6/
Não esqueçam de nos seguir em nossas redes para ficar atualizados nas novidades!
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA
Twitter: @CE_AmLatina