Sorocaba, Cidade Educadora desde 2008, continua com suas ações em 2018 para construir uma cidade melhor.

Sorocaba  é um município brasileiro da Região Metropolitana de Sorocaba, da Mesorregião Macro Metropolitana Paulista e da Microrregião de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo. É a quarta mais populosa do interior de São Paulo com cerca de 700 mil habitantes. É Cidade Educadora desde 2008 .

Sorocaba no ano 2017 oportunizou maior participação de seus habitantes com relação ao Orçamento Participativo. Iniciou ações preparando servidores da prefeitura de Sorocaba para melhor compreensão da meta.

O orçamento participativo, no conceito de Cidades Educadoras, torna-se uma ferramenta importante de complementação da democracia representativa, permitindo que o cidadão debata e defina o destino de sua cidade. Através dele, os munícipes ajudam a definir as prioridades de investimento nos serviços a serem realizados anualmente, de acordo com o orçamento municipal, estimulando a cidadania e o compromisso entre o governo e sociedade. O munícipe passa a compreender e a vivenciar o sentido de pertencimento e responsabilidade com a cidade que o acolhe e a se interessar pela coisa pública, os programas que focam em seus habitantes, seus bens e serviços.

Nas escolas, o estímulo à leitura é meta! Autores locais são convidados a apresentar suas obras aos estudantes; participam de workshops e indagam sobre as curiosidades que vão encontrando ao longo da leitura.


Nas escolas nasceu o Projeto “Oba! Leitura” que se caracteriza, de forma lúdica, a apresentar aos estudantes diferentes gêneros literários. Os estudantes escolhem uma obra, se vestem com trajes em conformidade com a história e entram de sala em sala para se apresentar. Leem as histórias aos outros estudantes e fazem as dramatizações pertinentes ao tema. Todos ficam muito empolgados com essa dinâmica dentro da escola. Daí o nome “Oba! Leitura”.

Neste ano de 2018 o “Oba! Leitura” está crescendo! As Secretaria da Educação e Secretaria da Cultura estão criando ambientes em praças, com oferta gratuita de variados gêneros literários, para todas as idades. O projeto – que reafirma o conceito de Cidade Educadora – se propõe a incentivar leitura entre pais e filhos, ente amigos do bairro, entre idosos que buscam nas praças sua opção de lazer.

Redário com redes, esteiras, almofadas: são itens indispensáveis e convidativos para o despertar da frase “Oba” leitura” daqui para a frente! O primeiro “Oba leitura” em praças será na Praça do Jardim dos Estados, zona Oeste da cidade de Sorocaba. A inauguração está prevista para março de 2018.

Com um projeto de expansão iniciado em 1997, a cidade vem passando por diversos projetos de urbanização, tornando-se, hoje, uma das mais desenvolvidas do país.  Sorocaba recebeu urbanização de ruas e avenidas, se preparando para o tráfego intenso que recebe diariamente, principalmente de veículos de outras cidades. O Aeroporto de Sorocaba, com instalações da Embraer e Gulfstream,é considerado o aeroporto executivo mais movimentado da América do Sul, recebendo mais de 200 voos por dia.

 O município iniciou as ações relacionadas a Cidade Educadora com a implantação de ciclovias e hoje  conta com cento e seis quilômetros de ciclovias,  nas avenidas principais da cidade, sendo possível atravessá-la somente utilizando-se bicicletas como meio de transporte. Complementando este projeto, Sorocaba conta, desde o ano de 2012, com um sistema de bicicletas públicas, denominado Integrabike, semelhante ao das cidades europeias de Barcelona, Lisboa e Paris. Possui a segunda maior malha cicloviária do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro.

Imagen
Sorocaba Cidade Educadora desde 2008 continua com suas ações em 2018 para construir uma cidade melhor

A cidade é um importante polo industrial do estado de São Paulo e do Brasil, sendo que sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB acima dos R$ 32 bilhões, o décimo nono maior do país.

 A cidade é considerada uma das mais sustentáveis do Brasil, possui Planejamento Estratégico com base em dois eixos internacionais de desenvolvimento. Um deles, aliado ao conceito de “Cidade Educadora”, “Cidade de Aprendizagem” com políticas públicas do aprender na cidade e com a cidade com a preservação da identidade cultural . Também possui  o conceito de "Cidade Saudável" este, da iniciativa da Organização Mundial da Saúde, com  o conceito que propõe políticas públicas visando à utilização do espaço urbano como promotor de qualidade de vida, tendo como modelo Montreal, no Canadá.

Imagen
Sorocaba Cidade Educadora desde 2008 continua com suas ações em 2018 para construir uma cidade melhor
Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Acceda a las últimas noticias de la Delegación y temas relacionados.

¿Cómo asociarse?

Completa la solicitud

Aula virtual

Acceder ahora

Juega con Ciudades Educadoras