+54 0341 4802275 / 4802121

Soledade Cidade que Educa e se Educa: Programa Educação, Esporte e Cidadania

Pensar o esporte, como manifestação legítima do desporto, implica refletir sobre o papel dos municípios no fomento de investimentos e programas esportivos de participação e lazer.

Com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento integral dos sujeitos e com a sua humanização que segundo Freire (1982), acontece nas relações dos sujeitos com o mundo e com os outros em um processo de transformação sócio-histórico é que o Programa Educação, Esporte e Cidadania se estabeleceu no município de Soledade-RS que tem como premissa o lema “Soledade: Cidade que Educa e se Educa”.

Esse programa possui duas ações que vêem sendo desenvolvidas no município a nível de projeto,   um deles é o projeto “Joia Rara Soledade Voleibol” e a outro o “Bem sacado” que utilizam respectivamente o voleibol e o tênis enquanto ferramentas pedagógicas de inclusão social e cidadania.

Iniciado ainda no ano de 2013 para atender as escolas do Sistema Municipal de Ensino de Soledade e posteriormente em 2016 ampliando esse atendimento para escolas da Rede Estadual de Ensino, o “Joia Rara Soledade Voleibol”, consolidado enquanto uma política pública municipal, atualmente atende 250 participantes, de 08 à 14 anos de idade, que para participarem do projeto devem estar matriculados e frequentando regularmente a escola. O projeto é desenvolvido uma vez por semana, nas escolas onde os participantes estão matriculados, sob a orientação de dois profissionais de educação física, nível II pela Confederação Brasileira de Voleibol, que trabalham efetivamente no planejamento, organização e realização das atividades, o projeto conta com o apoio da Sicredi Botucaraí RS (Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados) que subsidia a compra de acessórios esportivos para treinamento.

O projeto Bem Sacado teve início em abril deste ano e é uma consequência do compromisso assumido pela a Associação dos Tenistas de Soledade (ATS) com a prefeitura municipal em desenvolver a prática do tênis no município em contrapartida da cedência do espaço público para a prática da modalidade.

Durante a semana 60 crianças oriundas das escolas do Sistema Municipal de Ensino realizam as atividades voltadas a prática do tênis, supervisionados pelos integrantes da ATS com o auxílio de um profissional de educação física responsável pelo projeto a nível das escolas municipais. O projeto é desenvolvido no parque Centenário Rui Ortiz, dentro de um pavilhão, nos finais de semana esse mesmo projeto é disponibilizado para a população em geral que pode deslocar-se até o local para prática do esporte.

Estes dois projetos além de estarem voltados para o aprimoramento da técnica e a prática desportiva têm o propósito maior de contribuírem para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras, no controle sócio-emocional, para a ampliação de valores e princípios éticos e morais de seus participantes, aliados aos sentimentos de cooperação de pertencimento e ao fortalecimento de sua identidade na interação com o outro.

Soledade Cidade que Educa e se Educa: Programa Educação, Esporte e Cidadania

Etiquetas

Categorías: 

Boletines institucionales

Descargá los boletines mensuales publicados por la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para Amércia Latina

VER TODOS