+54 0341 4802275 / 4802121

São Bernardo do Campo: projetos para uma cidade melhor

Consagrada como Cidade Educadora em 2008, São Bernardo têm desenvolvido ações e projetos que corroboram como conceito de educar na cidade, com a cidade e para a cidade, promovendo aos estudantes e para a comunidade o sentimento de pertencimento e protagonismo.

Entre as ações desenvolvidas e alicerçadas nos princípios da Carta da Cidades Educadoras, estão o Infância Cidadã, o Projeto Educar Mais, o Projeto Escola de Portas Abertas e o Escola de Pais.

Desenvolvido pela Secretaria de Educação e respaldado por diversos princípios da Carta, o Projeto Infância Cidadã tem o objetivo de desenvolver a cidadania e a participação política de estudantes ampliando seus conhecimentos sobre o funcionamento da Câmara Municipal, o papel e a ação dos vereadores, a função e importância dos poderes Legislativo e Executivo Municipal na construção de uma cidade para todos.

A primeira ação a visita dos alunos finalistas do Concurso do Mascote da Campanha do Agasalho de 2018 ao Galpão da Secretaria de Ações Sociais.

O segundo momento do projeto consiste na visita do prefeito, acompanhado da secretária de educação, às unidades escolares para uma conversa com o conselho mirim que terá a oportunidade de conhecer o papel do Executivo, explicitar as ações e importância do conselho em sua escola e propor melhorias para a cidade. Em uma das visitas realizadas destacamos que os alunos da EMEB Maurício Caetano de Castro II estiveram com o prefeito e debateram temas como a estrutura da escola e ao mesmo tempo receberam conceitos sobre o funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciario.

Já o Programa Educar Mais tem como proposta principal a educação em tempo integral com a ampliação da carga horária diária dos alunos de quatro para nove horas, para a pré-escola e de cinco para nove horas, no ensino fundamental.  O projeto propõe uma organização curricular que mescla nos dois períodos de aula tanto as atividades da base comum, como as propostas da parte diversificada do currículo.

Por sua vez, o Projeto Escola de Portas Abertas parte do princípio de que a escola é um local privilegiado para promoção da cidadania e fortalecimento do protagonismo da comunidade escolar. Considera ainda que, ao disponibilizar seu espaço e tempo ociosos para a comunidade aos finais de semana e com a coordenação de um professor, amplia as oportunidades para o encontro, a troca de experiências e a convivência e consequentemente a promoção da cultura da paz.

O Projeto Escola de Pais visa promover maior aproximação entre família e escola, na perspectiva educacional e social, facilitando a promoção da educação integral da criança.

Outras iniciativas que merecem destaque são os “Sábados com a comunidade” e eventos ligados à inovação. Duas vezes ao ano nossas escolas promovem ações envolvendo as famílias e alunos com atividades relacionadas aos seus projetos políticos pedagógicos, aos finais de semana.

Além disso, os alunos da rede municipal também participam de iniciativas de aprendizagem criativa. Recentemente o município recebeu a visita de dois pesquisadores do MIT Media Lab (Laboratório de Mídias do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos).

Por fim, o Desfile Cívico-Militar é outro importante evento que ocorre todos os anos no aniversário da cidade que conta com aproximadamente 20 mil pessoas.

São Bernardo do Campo: projetos para uma cidade melhor

Etiquetas

Categorías: 

Boletines institucionales

Descargá los boletines mensuales publicados por la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para Amércia Latina

VER TODOS