+54 0341 4802275 / 4802121

Sábados com a comunidade: vivências que enriquecem em São Bernardo do Campo

As Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) de São Bernardo do Campo, cidade educadora desde 2008, alinhadas com o objetivo permanente expresso na carta das cidades educadoras que é o de aprender, trocar, partilhar e, por consequência, enriquecer a vida dos habitantes da cidade, desenvolvem diversas atividades para promover o diálogo e os saberes de sua comunidade. Sendo a gestão democrática um dos princípios norteadores da Educação praticada na cidade, os projetos político-pedagógicos das escolas buscam formas de se constituir com a participação de todos – famílias, alunos, funcionários, docentes. Dentre essas formas de participação, destacam-se os Conselhos de Escola, os Grêmios Estudantis, as Assembleias e as relações cotidianas permeadas por este princípio. Os “Sábados com a Comunidade” podem também ser entendidos como mais uma forma de construção coletiva e de participação.

Nos “Sábados com a Comunidade” realizam-se diversas propostas de ampliação cultural e também de reflexão sobre os temas e desafios contemporâneos sob quais as cidades educadoras se debruçam, tais como a promoção da igualdade na diversidade, as questões ambientais e de desenvolvimento sustentável e os direitos humanos fundamentais. Inicialmente chamados de “Dia da Família na Escola”, os sábados letivos ocorrem duas vezes ao ano e consistem em momentos de compartilhamento das melhores experiências da escola, vividas com seus alunos no cotidiano, com suas famílias e comunidade. Experiências literárias e musicais, mostras culturais, exposições temáticas, articulações intersetoriais para a promoção da saúde, propostas interativas em torno do brincar e do conviver são elaboradas com as crianças e jovens e ofertadas no “Sábado com a Comunidade” em momentos significativos e prazerosos de aprendizagem. É um dia em que a escola se abre para a ocupação da comunidade ou, dito de outra forma, a escola ocupa a comunidade, levando seu projeto pedagógico a um grande número de pessoas. Como exemplo disso, em 2018 a EMEB Carlos Gomes estabeleceu parceria com a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro contando com a participação de dentistas, enfermeiras e psicóloga para levar informações à comunidade acerca de temas importantes para a promoção da saúde. A EMEB Padre Angelo Ceroni teve como tema de sua exposição de trabalhos as regionalidades do Brasil. Através desta exposição promoveram-se conhecimentos sobre a pluralidade de expressões culturais do nosso país, gerando ao mesmo tempo descobertas e identificações sentidas pelos visitantes. O brincar ao ar livre, recuperando as brincadeiras tradicionais da infância, como pular corda, brincar com bolinhas de sabão e andar de perna de pau ou carrinho de rolimã, tem sido a proposta da EMEB Candido Portinari, através do projeto “Uni-duni-tê quero brincar com você” que já está em sua décima edição. É um evento que reúne uma grande quantidade de pessoas e ocupa todo o espaço escolar incluindo um bosque e também a rua da escola, ocasião em que o trânsito de automóveis dá lugar às brincadeiras.

A EMEB Claudemir Gomes do Vale propôs aos alunos um estudo sobre a história do líder pacifista Nelson Mandela no ano do seu centenário elaborando-se uma exposição de trabalhos reflexiva e promotora da cultura de paz. Este trabalho relaciona-se diretamente ao primeiro princípio expresso na carta das cidades educadoras, no segundo item, onde se lê que “a cidade deverá promover a educação na diversidade para a compreensão, a cooperação solidária internacional e a paz no mundo. Uma educação que deverá combater toda a forma de discriminação. Deverá favorecer a liberdade de expressão, a diversidade cultural e o diálogo em condições de igualdade”.

Deste modo, os “Sábados com a Comunidade” têm proporcionado uma movimentação de educação e cultura na cidade, a partir de pólos que são as escolas municipais, expandindo-se para o entorno. Esta proposta da Secretaria Municipal de Educação realiza-se em consonância com a vocação e o compromisso de São Bernardo do Campo de ser uma Cidade Educadora.

Sábados com a comunidade: vivências que enriquecem em São Bernardo do Campo

Etiquetas

Categorías: 

Boletines institucionales

Descargá los boletines mensuales publicados por la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para Amércia Latina

VER TODOS