+54 0341 4802275 / 4802121

Santos retoma ano letivo com ensino remoto

O ano letivo dos cerca de 29 mil alunos da rede municipal de Santos (SP) foi retomado de maneira remota, após término das férias e recesso, que foram antecipados em função da pandemia da Covid-19. Desde 28 de maio as escolas estão desenvolvendo os conteúdos por meio de diversos canais de comunicação, que respeitam as especificidades de cada comunidade. A Secretaria de Educação ainda reformulou o Portal da Educação (https://www.santos.sp.gov.br/portal/educacao), aprimorando mais esta ferramenta para auxiliar estudantes, famílias e professores.

Os primeiros dias de retorno às atividades foram destinados à entrega de material didático impresso, com o intuito de atingir o maior número de alunos, uma vez que nem todos têm acesso à internet. A distribuição foi realizada seguindo, de maneira rigorosa, todas as orientações dos órgãos de Saúde.

Periodicamente são inseridos novos materiais no Portal e caso a família não possa imprimir, pode solicitar à escola. O acompanhamento está sendo feito de forma remota, por meio de ferramentas diversificadas, como plataforma mediada pelo professor com a sua sala, grupos de Whatsapp, grupos no Facebook, contato telefônico, dentre outras possibilidades, a fim de garantir que todos os alunos sejam atendidos.

Todo conteúdo tem como referência o Currículo Santista. No retorno das aulas presenciais, haverá um período exploratório destinado a atividades de sondagens para que sejam identificadas as maiores dificuldades de cada aluno, com o objetivo de estabelecer estratégias para o atendimento.

“Nossa proposta é também resgatar o vínculo entre a família e a escola, o sentimento de pertencimento que é tão importante durante todo o processo educacional. Para isso, contamos com equipes gestoras, professores e funcionários extremamente comprometidos e empenhados. Tivemos que nos reinventar, mas continuamos acreditando e trabalhando nesta missão de levar o conhecimento e abrir horizontes”, destacou a secretária de educação, Cristina Barletta.

Calendário Escolar – O município de Santos cumprirá as 800 horas letivas exigidas, seja no formato exclusivamente remoto ou híbrido (remoto e presencial). A publicação da reorganização do calendário 2020, feito à luz das diretrizes dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação, aguarda a Deliberação do Conselho Municipal de Educação (CME). O assunto já está em pauta e passará pelas Câmaras e Plenária.

O planejamento ainda propõe período de recesso para professores em janeiro de 2021, de 4 a 23/01, seguido de semana formativa, de 25 a 29/01 para retomada do projeto de implementação do Currículo Santista, com estudos de estratégias pedagógicas e educacionais eficientes e efetivas no resgate de habilidades e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que não puderam ser trabalhados em 2020, com foco especial para o ciclo de alfabetização.

Santos retoma ano letivo com ensino remoto

Etiquetas

Categorías: 

Conocé más sobre la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para América Latina