+54 0341 4802275 / 4802121

Redes Temáticas

Quer conhecer as experiências das Redes Temáticas de América Latina?

Faz clique aqui.

Atualmente (até junho de 2021) estão em funcionamento três Redes Temáticas:

Uma rede temática é um grupo de trabalho integrado por representantes dos governos locais de distintas cidades que conformam à Delegação para América Latina da AICE, com o interesse comum numa temática concreta de sua gestão municipal e o desejo de trocar experiências, intensificar no estúdio da mesma e chegar a conclusões práticas que otimizem o trabalho concreto e se ofereçam ao resto das cidades membros.

Com a conformação das redes se propõe:

  • Gerar um espaço de trabalho dinâmico e participativo para problematizar, desenhar e gerir políticas educadoras em torno do tema de interesse.
  • Compartilhar experiências, projetos ou programas das cidades educadoras membros da rede, vinculados ao tema de interesse.

Durante os anos 2017-2018 temos realizado um conjunto de atividades e ações para trabalhar mancomunadamente em cada Rede:

  • Capacitação através do Aula virtual da Delegação;
  • Propostas das Redes com impacto nos compromissos globais assumidos na temática (por exemplo ODS, organismos internacionais) y organismos regionais (OEA, Mercocidades,etc);
  • Intercâmbio técnico de experiências econhecimento entre cidades.

Modalidade de trabalho

Os encontros e osintercâmbiosserão principalmente virtuais: fazemos uso da tecnologia existentes para realizar reuniões online, apresentações de experiências em formato audiovisual, videoconferências e foros de debate com o objetivo de manter um período de trabalho na rede e um contato permanente.

  • Através de encontros de aprendizagem e de formação, refletiremos sobre os conceitos que atravessam as temáticas de interesse. A partir da implementação do Aula Virtual da Delegação, contamos com um espaço de diálogo, troca de experiência e formação interativo e dinâmico, que transcenda os limites do físico, acercando aos governos locais das cidades membros da Rede.
  • Gerando uma rede dinâmica e ativa de comunicação entreas cidades membros, e difundindo as atividades da rede aos cidadãos e cidadãs do resto de América Latina e do mundo.
  • Continuidade do Banco de Dados: no site web da Delegação contamos com um espaço virtual desenhado para as redes temáticas, que nos permite consultar e conhecer as experiências de cada governo local. O fim é que os governos locais possam dar a conhecer suas experiências de êxito e inovadoras em relação com os fundamentos e objetivos de cada Rede, ao fim de ser visitadas, conhecidas e apropriadas por outros municípios.Entendemos que esse mecanismo promove o intercambio técnico entre governos locais, aproveitando também a visibilidade que dá ao espaço, assim como analisar e obter informação sobre os temas de interesse das cidades.

Contaremos com eventuais encontros presenciais: aproveitar os distintos eventos e atividades internacionais já incluídos na agenda de trabalho de cada cidade membro de uma rede.Isto permitirá reduzir os custos e os tempos de traslado, garantindo ao mesmo tempo a frequência nas reuniões de trabalho.

Como podem as cidades fazer parte de uma Rede?

Para isso só deverá ingressar aqui ou enviar um e-mail a ce_americalat@rosario.gov.ar

Redes Temáticas

Etiquetas

Conocé más sobre la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para América Latina