+54 0341 4802275 / 4802121

A AICE

Cidades Educadoras foi iniciada como movimento em 1990 por ocasião do I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, celebrado em Barcelona, quando um grupo de cidades representadas por seus governos locais estabeleceram o objetivo comum de trabalhar em conjunto em projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos habitantes,  a partir de sua implementação ativa no uso e na evolução da própria cidade e de acordo com a Carta aprovada de Cidades Educadoras. Posteriormente, em 1994 esse movimento foi formalizado como Associação Internacional no III Congresso celebrado em Bolonha.

Delegação para América Latina

No marco dos princípios gerais da AICE, e com o objetivo de trabalhar particularmente as problemáticas comuns da região de América Latina, em 1996 foi criada a Delegação Cone Sul, que em 1999 foi estendida a todo o continente devido ao crescente número de governos locais que foram incorporados à Associação na região.

Desde o começo, a responsabilidade de levar adiante as ações em América Latina tem recaído na Municipalidade de Rosario. Hoje nossa delegação opera com mais de 60 cidades membros de Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, México, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

Desde a delegação para América Latina da AICE são desenvolvidas atividades de comunicação e difusão, publicações, seminários de formação, grupos de trabalho, boletins, entre outras.

Quais são os objetivos?

  • Promover o cumprimento dos princípios previstos na Carta de Cidades Educadoras.
  • Promover as colaborações e ações concretas entre as cidades
  • Participar e cooperar ativamente em projetos e troca de experiências com grupos e instituições com interesses comuns.
  • Aprofundar o discurso de Cidades Educadoras e promover realizações diretas.
  • Influenciar no processo de toma de decisões dos governos e das instituições internacionais em questões de interesse para as Cidades Educadoras.
  • Dialogar e colaborar com diferentes organismos nacionais e internacionais.

Quais são as vantagens de ser parte da AICE?

  • Fazer parte ativa de um conjunto de cidades com uma filosofia comum que permite formular projetos conjuntos com base nos princípios da Carta de Cidades Educadoras e enfrentar melhor os desafios da globalização.
  • Mostrar a cidade, seus programas, experiências e outras contribuições através do Banco Internacional de Documentos (BIDCE) e de outros meios de comunicação e tribunas da Associação.
  • Fazer parte da Assembleia Geral e contribuir para o desenvolvimento e funcionamento.
  • Escolher e ser eleito para os postos de representação e outras responsabilidades.
  • Participar nos Congressos Internacionais e fazer parte da organização
  • Fazer parte das redes territoriais e temáticas.
  • Ter acesso à informação de programas e iniciativas de organismos internacionais: UNESCO, União Europeia, OEI, Mercosul, etc.
  • Dispor de um espaço no portal da AICE.

Como tornar-se associado?

Qualquer cidade disposta a subscrever os princípios da Carta das Cidades Educadoras pode aderir à AICE.

Os requisitos para a formalização da adesão são os seguintes:

  1. Preenchimento de todos os campos do formulário de adesão à AICE e subscrição da Carta das Cidades Educadoras, assinada pelo/a Presidente da Câmara e ratificada pelo órgão municipal competente dos políticos eleitos (Conselho Municipal, Conselho Plenário ou outros).

  2. Envio da cópia do acordo do órgão mencionado e o formulário de adesão ao Secretariado da AICE.

  3. Pagamento da quota correspondente.

A AICE

Etiquetas

Conocé más sobre la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para América Latina