+54 0341 4802275 / 4802121

Nova Petrópolis: Cidade leitora

Para o município de Nova Petrópolis - RS, a leitura é fator importante tanto para o desenvolvimento pessoal quanto cultural e social.

Por meio dela, o leitor, independente de idade, entra em contato com outros mundos, amplia conhecimentos, sente prazer e desenvolve diferentes habilidades e competências.

Os princípios da Carta da AICE estão vivamente presentes nas diferentes ações realizadas ao longo do ano. São projetos que integram um programa, que envolve o acesso à leitura, o estímulo à escrita, o incentivo à criatividade e à expressão de ideias.  Integram esse programa, ações como:

Escritores do amanhã

O projeto consiste em um incentivo cultural à escrita e à construção de argumentos. O evento tem despertado o interesse do público para o universo da escrita, dando voz e vazão ao reconhecimento de seus espaços como pessoas pensantes e produtores de cultura, envolvendo centenas de estudantes, professores e comunidades escolares de escolas públicas e privadas. Com base do tema “Inclusão e Aceitação”, os estudantes puderam escrever sobre as diversas maneiras em que a inclusão se manifesta na sociedade, sendo que os melhores textos foram publicados em um livro. O tema fez parte da proposta que norteou a 24ª Feira do Livro, que abordou a temática “Não há limites para quem lê”.

Feira do livro

A 24ª Feira do Livro, realizada em outubro e que integra o programa de fomento à leitura e escrita, escolheu como patrono o escritor novapetropolitano André Werkhausen Boone, cego desde os 16 anos. Nova Petrópolis foi reconhecida como a cidade que teve o primeiro evento cultural com um patrono cego no Brasil.

Mas a feira não foi simplesmente um evento para venda e compra de livros. Foram dias de intensa programação cultural, que contou com espetáculos teatrais, apresentações musicais, mostra artística, atividades lúdicas e literárias.

As contações de histórias, realizadas por pessoas com deficiências físicas, trataram sobre o autismo e a vida dos cadeirantes de forma lúdica e poética. As vivências com jogos cooperativos, nas quais os visitantes interagiram com jogos e brincadeiras de antigamente, reforçaram a característica infantil na Feira do Livro. As crianças também se divertiram com a intervenção artística do Mágico de Bolhas, que coloriu a Rua Coberta com suas bolhas de sabão. A Feira do Livro também contou a atividade Aventura Pronta, na qual os participantes foram os protagonistas de narrativas literárias interativas, desenvolvidas seguindo os conceitos e dinâmicas dos jogos de RPG.

Pinturas, desenhos e esculturas produzidos por estudantes de Nova Petrópolis foram expostos no espaço montado para o 3º Salão de Artes Plásticas. Os 25 trabalhos, que chamaram a atenção dos visitantes por sua criatividade, foram avaliados por um corpo de jurados em quesitos como técnica utilizada, originalidade e apresentação. O pintor local Jefferson Hoffmann, que possui limitação de movimentos dos braços e pernas e produz quadros utilizando a boca, foi destaque entre os jurados do 3º Salão de Artes Plásticas.

Encontro com o autor

O "Encontro com o Autor" integra as atividades de incentivo à leitura e oportunizou, em 2019, o contato de mais de 1.100 alunos do Ensino Fundamental e das Pré-Escolas da Educação Infantil, com diferentes autores de renome regional e nacional. Os livros desses escritores são encaminhados às escolas municipais, estaduais e particulares do Ensino Fundamental, para que os professores possam apresentá-los e utilizá-los em sala de aula.

Dia municipal de incentivo à leitura e seus mediadores

Devido à importância da leitura, o município decretou o dia 12 de março como o Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores. Nesse dia, são oferecidas diversas atividades para contemplar o objetivo de fomentar o gosto pela leitura e formar leitores críticos, como forma de ampliar sua visão de mundo e incentivar a busca do conhecimento.

Momentos de leitura, troca-troca de livros e um espaço aconchegante para leitura com jogos de memória, são algumas das ações, que são realizadas na Praça das Flores, localizada no coração da cidade.

Escolas, empresas, agências bancárias, enfim, todos os setores da comunidade são convidados a participar e a se integrar no Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores.

Projeto Gibi sem dono

Constitui-se no ato de promover e viabilizar atividades que visam atender os desejos e as necessidades de leitores que possuem o gosto pela leitura e frequentam a biblioteca. Atividades como empréstimo de livros e disponibilização de espaço para leitura e pesquisa atendem esses leitores. Atividades como Livro sem Dono e Gibi sem Dono, nas quais exemplares de livros e gibis são disponibilizados para a leitura, de forma gratuita, na Praça das Flores, objetivam formar novos leitores e trabalham diretamente no campo de incentivo à leitura.

Tag deutsch im park

A preocupação e valorização da leitura contemplam, também, outros idiomas. Nesse sentido, Nova Petrópolis aderiu às comemorações da Semana da Língua Alemã no Brasil e promoveu a 2ª edição do “Tag Deutsch im Park” (Dia da Língua Alemã no Parque) para os alunos do 4º ano das escolas que ensinam o idioma alemão no Município. O encontro, que reuniu mais de 160 crianças em 2019, foi uma forma lúdica de motivar e valorizar o estudo da língua alemã. O momento propiciou o desenvolvimento de atividades diferenciadas e a interação com colegas de outras escolas. Professoras do idioma utilizaram pontos estratégicos da Aldeia Histórica para abordar detalhes da língua, da arquitetura e das brincadeiras alemãs com o objetivo de oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer a beleza e diversidade da cultura alemã em diversos aspectos. As crianças participaram das oficinas “Basteln” com a produção de mandalas típicas alemãs em papel; “Spielen und Singen” com brincadeiras de fala e canto; “Film und Sockentheater” com a reprodução de um filme de teatro de fantoche e desenvolvimento de uma breve apresentação dos alunos com os fantoches de meia, produzidos nas escolas e a oficina “Geschichte” com a contação de histórias e perguntas sobre o conto.

 

Nova Petrópolis: Cidade leitora

Etiquetas

Categorías: 

Boletines institucionales

Descargá los boletines mensuales publicados por la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para Amércia Latina

VER TODOS