+54 0341 4802275 / 4802121

Horizonte também celebrou o primeiro Dia Internacional das Cidades Educadoras.

Diante da construção do Projeto “Horizonte Cidade Educadora”, o município de Horizonte programou a Semana da Cidade Educadora, momento de intensificar a temática nos vários espaços públicos e provados, bem como de consolidar a participação da população como protagonista nata dessa construção.

Assim, no dia 28 de Novembro, realizou-se uma palestra em todas as Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil, sob a “Ideia do Comprometer-se” onde cada escola abordou um tema sobre a cidade educadora com sentido de compromisso cidadão. Também, se realizaram palestras nas praças e outras instituições municipais respeito do conceito da Cidade Educadora.

No dia 29, se realizou o Fórum Intersetorial: Horizonte Cidade Educadora com a presença dos membros da gestão que findara sua administração em 2016, os novos gestores para o período de 2017 a 2020 e outros atores sociais que integram o Sistema de Garantias de Direitos e Políticas Públicas existentes. Na ocasião, os membros da nova gestão -o Senhor Prefeito, a Senhora Vice-prefeita, os Senhores Vereadores e membros da equipe técnica- assinaram o Pacto da Cidade Educadora, manifestando seu compromisso com a política de Cidades Educadoras.

Finalmente, no dia da Cidade Educadora, no dia 30, se inaugurou a “Mostra Horizonte Cidade Educadora” e se exibiu o Vídeo Horizonte Cidade Educadora, entre outras atividades, afirmando o compromisso com o conceito de Cidade Educadora e o trabalho intersetorial como política pública e não política de Governo.

O Município

O Município de Horizonte, com apenas 29 anos de emancipação política, é um município cujo número de habitantes cresceu 65% entre os anos 2000 e 2010 (Fonte: IBGE). Pertencente à Região Metropolitana de Fortaleza, atrai um número significativo de negócios e tornou-se uma das potências econômicas do Ceará. Diante desse quadro, pensar em uma cidade sustentável e de políticas públicas efetivas, eficientes e eficazes tornou-se agenda do dia para a gestão municipal.

Dentre as decisões importantes para uma administração exitosa, a gestão definiu como prioridade a articulação, mobilização, planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas de maneira intersetorial, deixando de lado os programas fragmentados, sem conexão entre si e distantes do cidadão. A Prefeitura arregaçou as mangas para estabelecer propostas que trouxessem um olhar sobre o município e seus habitantes de forma integral, integrante e integradora – como num grande carrossel social em que as diferentes peças giram em torno de um eixo.

Buscando sempre avançar na melhoria da qualidade de vida pessoal e social dos horizontinos, em 2015, o município veio integrar à Associação Internacional de Cidades Educadoras – AICE, procurando a oportunidade de conhecer novas experiências, trocar informações e resultados exitosos com cidades do mundo inteiro e fortalecer e melhorar os resultados já conquistados, avançando na melhoria da qualidade de vida dos horizontinos e fortalecendo a intersetorialidade como instrumento de melhoria políticas públicas.

A identificação da forma de olhar a cidade, de pensar a importância da população para a construção de um município cidadão e o interesse em disseminar essa ideia, fez Horizonte interessar-se em aderir à AICE, tomando para si os princípios da Cidade Educadora.

Horizonte também celebrou o primeiro Dia Internacional das Cidades Educadoras.

Etiquetas

Categorías: 

Boletines institucionales

Descargá los boletines mensuales publicados por la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para Amércia Latina

VER TODOS