+54 0341 4802275 / 4802121

Experiencia destacada por San Pablo: CEU é Show

Este é o nome do programa cultural desenvolvido nos 45 Centros Educacionais Unificados – CEU que são unidades públicas da Secretaria Municipal de Educação, destinadas a educação formal e a vivência e fruição dos vários âmbitos das atividades culturais e esportivas. Estão localizados nas áreas mais periféricas da cidade, que são regiões de alta vulnerabilidade social, onde a população tem pouco ou quase nenhum acesso à variada oferta cultural de São Paulo.

Com o objetivo de propiciar experiências que levem a uma aprendizagem global e continuada ao longo da vida, os CEUs são destinados às crianças, adolescentes, jovens, suas famílias e às comunidades do entorno.

Os CEUs, com o Programa CEU é SHOW, contemplam vários artigos da Carta de Princípios das Cidades Educadoras, entre eles os de número 4,5, 9 e especialmente o 10, que diz: El gobierno municipal deberá dotar a la ciudad de los espacios, equipamientos y servicios públicos adecuados al desarrollo personal, social, moral y cultural de todos sus habitantes, con especial atención a la infancia y la juventud.

Com média de 4.500 atividades extracurriculares mensais para seus 120.000 alunos, suas famílias e demais moradores da região, os 45 Centros Educacionais Unificados se constituem na maior rede de cultura, esporte, formação comunitária, entretenimento e lazer do país.

Muito mais do que teatro, cinema, música, dança, circo, esportes e atividades para terceira idade, oferecidos gratuitamente aos seus usuários, o programa ajuda a construir a plena cidadania, na medida em que democratiza o acesso aos bens culturais e ao conhecimento dele resultante.

Por esta razão as atividades ali desenvolvidas são, sempre, de alta qualidade técnica e artística, protagonizadas por estrelas de primeira grandeza – seja na música ou no teatro, nas competições esportivas ou nas atividades cotidianas desenvolvidas com a comunidade.

Além do impacto causado pela proximidade experimentada pelos moradores com artistas de renome, alguns de larga vivência nos palcos da cidade e nas novelas como Fernanda Montenegro, Gloria Menezes, Fabio Assumpção declararam publicamente ter sido a grande experiência de suas vidas como artistas, por sentirem a repercussão causada em pessoas que, pela primeira vez na vida, assistiam a um espetáculo teatral. É o que no âmbito das ciudades educadoras, Joan Manoel Del Pozo define como as repercusiones mutuas que las personas y grupos ejercen entre sí dentro del espacio público de la ciudad y que intenta desvelar todas sus potencialidades positivas en ordena a mejorar el progreso personal y social de todos sus componentes.

Experiencia destacada por San Pablo: CEU é Show

Etiquetas

Categorías: 

Boletines institucionales

Descargá los boletines mensuales publicados por la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para Amércia Latina

VER TODOS