+54 0341 4802275 / 4802121

Santo André: Programa Moeda Verde

Em Santo André/SP, município da Grande São Paulo, a Prefeitura, em parceria com o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André – SEMASA, criou o projeto Moeda Verde, que consiste na troca de lixos recicláveis por alimentos hortifrutigranjeiros. A ação tem como objetivo conscientizar os moradores da região sobre a separação e descarte correto dos resíduos recicláveis. O programa incentiva a troca de materiais recicláveis por comida em Santo André.

A cada cinco quilos de material reciclável entregue nos pontos móveis de coleta do projeto, o cidadão recebe um quilo de alimento hortifrúti. Os alimentos entregues são adquiridos no Banco de Alimentos e na CRAISA - Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André.

O Moeda Verde parte do conceito voltado ao descarte de resíduos, mas abrange também a segurança alimentar, sustentabilidade e alimentação saudável, pois visa inclusive à redução do volume de resíduos que segue para o Aterro Sanitário de Santo André, ampliando a sua vida útil.

As trocas acontecem a cada 15 dias, das 14h às 16h em sete pontos diferentes: Núcleo dos Ciganos/Vila Metalúrgica (Utinga), Núcleo Capuava, Núcleo Jd. Cipreste (Jardim Irene), Núcleo dos Eucaliptos (Cata Preta), Núcleo Morro Vista Alegre – Kibon (Cassaquera), Núcleo Jardim Santa Cristina e Núcleo Jd. Cristiane & Gaturama (Jardim Cristiane).

Todo material entregue é enviado às cooperativas de reciclagem parceiras.

BALANÇO DO PROGRAMA

Total de Resíduos Recebidos até 20/03/2020: 354.122,23 kg​

Total de Alimentos Doados até 20/03/2020: 70.824,44 kg

 

Santo André: Programa Moeda Verde

Etiquetas

Categorías: 

Conocé más sobre la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para América Latina