+54 0341 4802275 / 4802121

Proyecto "Vivencias de Aprendizaje": Actividades en familia

Diante da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Sorocaba adotou uma série de medidas restritivas como ações de enfrentamento à disseminação da doença, atendendo à recomendação pelo isolamento social e a suspensão das aulas na rede municipal. Por conta disso, a Secretaria da Educação (SEDU) criou um ambiente virtual com o objetivo de oferecer uma ferramenta de apoio às famílias, contribuindo para que os estudantes mantivessem os hábitos de estudos diários, a partir de desafios de aprendizagens, via contato com diferentes materiais e propostas.

Considerando que a secretaria optou por não repor os dias letivos por meio on-line, foram disponibilizadas sugestões de atividades para serem feitas em família adaptados à predominância da faixa etária das crianças atendidas pelas escolas municipais: bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas (0 a 5 anos) e anos iniciais do ensino fundamental (6 a 10 anos), a equipe técnica pedagógica optou por não oferecer atividades na modalidade EAD (Educação à distância). A cidade de Sorocaba tem 700.000 habitantes e a Rede Municipal de Educação tem cerca de 160 escolas com aproximadamente 60.000 estudantes.

Pensando em atender as características do estágio de desenvolvimento destes estudantes, principalmente, aqueles matriculados na educação infantil de 0 a 6 anos (28.000 estudantes) que devem ter a interação e a brincadeira enquanto eixos estruturantes das vivências pedagógicas, foram gravados vídeos com sugestões de brincadeiras, contação de história, música, atividades corporais e oficina de ideias.

Também há um espaço formação onde são sugeridos livros, artigos e outros textos de apoio aos estudantes, professores e aos pais.

 O material está disponível no site oficial da pasta intitulado ‘Vivências de Aprendizagem: Atividades em Família’, com o objetivo de preservar o vínculo dos alunos com o ambiente educacional.

O projeto, que pode ser acessado por meio do link educacao.sorocaba.sp.gov.br, conta com dicas de atividades voltadas para os estudantes, como leitura, musicalização, contos, jogos, passatempos e dicas de aplicativos.

Ao navegar pelo ambiente virtual, o visitante da página poderá, por meio de um toque – caso seja celular, ou um clique – no caso do computador, acessar livros em formato de PDF, vídeos com canções, além de atividades educativas de dobraduras, culinária e produções artísticas com tinta e massa de modelar.

Também há um espaço formação onde são sugeridos livros, artigos e outros textos de apoio aos estudantes, professores e aos pais.

Tivemos o retorno positivo com relatos, comentários e fotos dos pequenos expectadores da TV que assistem os programas e fazem as atividades em casa.

Acreditamos no fortalecimento dos laços afetivos entre os estudantes e seus familiares, principalmente nestes tempos difíceis em que a alegria de viver e aprender devem ser consideradas tanto quanto a saúde.

Escola é lugar de alegria, deve ser um território em que se aprende com diversão, mas  enquanto as aulas não retornam diminuímos a distância e amenizamos a saudade com as atividades chegando até a casa.

Proyecto "Vivencias de Aprendizaje": Actividades en familia

Etiquetas

Categorías: 

Conocé más sobre la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para América Latina