+54 0341 4802275 / 4802121

Proyecto "Santos à Luz da Leitura"

O projeto Santos à luz da leitura tem como um dos seus principais objetivos ampliar a democratização do acesso à leitura nas escolas e contribuir para a formação de leitores competentes por meio de ações que atinjam as esferas ALUNO – ESCOLA – MUNICÍPIO. Essa proposta visa à valorização e o estímulo à leitura e suas possibilidades de articulação com arte, ampliando, assim, as diferentes formas de ler o mundo.

O plano desenvolve ações pautadas na formação continuada dos profissionais que atuam na rede municipal de ensino, propondo ações conjuntas, uma vez que a interdisciplinaridade faz parte da proposta pedagógica da Secretaria de Educação.

A cada ano, agrega-se ao projeto um novo subtema que permite um recorte para o desenvolvimento das propostas em todas as esferas de atuação.

Desde 2015, estas temáticas perpassam por diferentes abordagens, desde o imaginário Infantil, a cultura de outros povos, a natureza, a multiculturalidade e recentemente as memórias e relações (devido às situações da pandemia).

A partir da formação com educadores e também da compilação de materiais construída por meio de uma vasta pesquisa, são desenvolvidas, ao longo do ano, diversas propostas, como: espetáculos teatrais, exposições artísticas, confecção de jogos, troca de correspondências, encontros com escritores/ilustradores, produção de livros e de material multimédia (vídeos, minidocs), entre outras, a fim de agregar ações voltadas para arte-literatura e demais áreas do conhecimento.

A maior ação permanente, que acontece duas vezes ao ano nas 86 escolas da rede municipal, inspirada nas propostas de Claudia Molinari1, é programada no calendário escolar, como Sessão Simultânea de Leitura.

Para este ano de 2021, a temática Oceano afora, adentro, intenso - oceano imenso estará voltada para os estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Década Internacional da Oceanografia para o Desenvolvimento Sustentável, cuja proposta é ampliar a cooperação internacional para promover a preservação dos oceanos e a gestão de seus recursos naturais.

Portanto, para que a formação de uma sociedade mais consciente neste sentido seja efetiva, a ideia é aproximar estudantes e oceanos, na busca pela promoção dos saberes do mar, desde as questões científicas até as culturais, estreitando a visão de algo que, durante muito tempo, nos parecia inatingível por conta da sua imensidão.

O trabalho deste ano está só começando, mas para acessar algumas de nossas produções, consulte os links abaixo:

http://www.santosaluzdaleitura.com.br/

https://www.instagram.com/santosaluzdaleitura/?igshid=1310sg9ukk1ju

https://www.youtube.com/channel/UCvdm84W4mET8Qdg-v86tdpQ

1 Claudia Molinari - professora de Ciências da Educação da Universidade Nacional de La Plata e coordenadora do Programa Leitura e Escrita na Alfabetização Inicial de Buenos Aires.

 

Proyecto "Santos à Luz da Leitura"

Etiquetas

Categorías: 

Conocé más sobre la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para América Latina