+54 0341 4802275 / 4802121

A cidade de São Gabriel já fez parte da AICE

São Gabriel é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, era de 62 105 habitantes. Recentemente, a Prefeitura de São Gabriel se incorporou à Associação, aqui apresentamos seus motivos.

Qual foi o motivo da adesão à associação?        

Acompanhamos a participação de outros municípios brasileiros na AICE e percebemos que isso pode contribuir no desenvolvimento do município, principalmente na área de educação. Além disso, estivemos presente na divulgação do ingresso de Soledade as Cidades Educadores, no ano de 2019, e acompanhamos os relatos de diversas Cidades Educadoras, que apresentaram as principais atividades e ações desenvolvidas, bem como as mudanças e resultados alcançados.

Quais são as expectativas que vocês têm respeito de sua participação na AICE?            

A expectativa é conseguir transformar São Gabriel como realmente uma Cidade Educadora e fazer em que todos os espaços, todas as instituições e todas as pessoas pensem esse conceito em seu dia-a-dia, integrando a comunidade local.

Quais são os aportes de valor que sua cidade pode brindar à Associação e às outras cidades membro?             

A São Gabriel é uma importante cidade histórica e cultural no contexto brasileiro, sendo tradicionalmente conhecido como “Atenas Rio-Grandense” (devido aos grandes escritores locais), “Princesa das Coxinhas” (devido a presença de um belo relevo no formato de coxilhas, que serviu de base para o povoamento da cidade), “Terra dos Marechais” (devido a presença de grandes bases militares, que contribui na formação territorial do Brasil e a participação nas Grandes Guerras Mundiais), e “Último Reduto dos Carreteiros” (devido ser considerado como o último lugar no Brasil em os povos do campo trazem sua produção em Carretas de Boi até a cidade, chegando a percorrer distâncias superiores a 60 km). Além disso, a arquitetura dos prédios centrais, a presença de parques e praças públicas, existência de museus e igrejas, adicionado ao contexto das instituições públicas e privadas, de Educação Básica ao Ensino Superior, retratam as potencialidades da nossa cidade.

Como construí sua cidade o conceito da Cidade Educadora?     

Buscar aproximar todas as entidades e instituições, públicas e privadas, para pensarmos em conjunto formas para transformar todos os espaços urbanos como potenciais educadores. Como resultado final, conseguir conscientizar as pessoas que o conceito de Cidade Educadora não pertence ao poder público, mas é responsabilidade de todos os sujeitos sociais que vivem nessa cidade.

Por que pensa que outras cidades deveriam se aderir à AICE?                                 

Qualquer cidade deve ter como objetivo principal a educação. Esse tema deve ser a base, mas já precisamos avançar para além da educação forma, os tradicionais “muros da escola”, e avançar no sentido de transformar todos os sujeitos sociais e todos os espaços como membro da Cidade Educadora.

A cidade de São Gabriel já fez parte da AICE

Etiquetas

Categorías: 

Conocé más sobre la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para América Latina