+54 0341 4802275 / 4802121

Marau: Projeto "Hora da conversação"

Nos dias atuais nossa cidade, Marau, está recebendo uma quantidade expressiva de imigrantes do Haiti e Senegal, os quais não possuem fluência na Língua Portuguesa. Os filhos desses imigrantes estão sendo matriculados em nossos estabelecimentos de ensino, por consequência disso, justifica-se a criação do projeto especializado para atender essa população. Dentro da concepção de Cidade Educadora é necessário promover o equilíbrio e a harmonia entre a identidade e a diversidade, salvaguardando os contributos das comunidade que a integram e o direito de todos aqueles que habitam, sentindo-se reconhecidos a partir de sua identidade cultural. (Carta das Cidades Educadoras).

O projeto chamado “Hora da conversação” oferece aulas extraclasse aos alunos haitianos e senegaleses, momento em que possuem oportunidade de praticar através da conversação a língua portuguesa. Além disso, são propiciados momentos de leitura e escrita, oportunidades de aprendizado visando o bem-estar e a apropriação dos educandos.O ponto de partida das atividades será a vivência desses alunos, utilizando diversos tipos de textos escritos e orais. Primando sempre pela cultura já enraizada nesses educandos, auxiliando nos estudos escolares e convivência com os colegas e sociedade como um todo.

Os objetivos do projeto que acontece na Escola de Ensino Fundamental Darvin Marosin, e está sob a orientação da Secretaria de Educação são:

- Oportunizar condições adequadas para os alunos interagirem em sala de aula.

- Propiciar discussões e conversas sobre os textos lidos e troca de experiências.

- Praticar o português oral, envolvendo a construção de frases simples, diálogos, enquetes e outras atividades de conversações.

- Incentivar os alunos o conhecimento do idioma fora do contexto regular da sala de aula.

Entendemos assim que, oportunizando esses momentos extra classe estamos incentivando a permanência dos imigrantes, que tem o direito de sentir com toda a liberdade que a cidade lhes pertence. Desejamos que as diferentes culturas possam se entrelaçar e assim constituir uma cidade rica em cultura e diversidade com respeito ao próximo e as suas vivências.

Marau: Projeto "Hora da conversação"

Etiquetas

Categorías: 

Conocé más sobre la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para América Latina