+54 0341 4802275 / 4802121

Foi aberta a exposição itinerante “Cidades Educadoras: Ações Locais, Valores Globais” em Sorocaba

Tendo como tema Saúde e Cultura, a exposição itinerante “Cidades Educadoras: Ações Locais, Valores Globais” foi aberta em Sorocaba no dia 19 e prossegue até 28 de junho de 2013. Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), a exposição será na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, ao lado do Paço Municipal.

Fundada em 1994, a Aice, que tem sede em Barcelona (Espanha), conta atualmente com 454 cidades associadas, de 36 países de todos os continentes. Sorocaba é a coordenadora da rede brasileira de Cidades Educadoras, com 14 integrantes: Belo Horizonte, Campo Novo do Parecis, Caxias do Sul, Itapetininga, Jequié, Porto Alegre, Santiago, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo, Vitória e Dourados.

A exposição “Ciudades Educadoras: Ações Locais, Valores Globais” busca despertar a consciência de todos para o potencial educativo das cidades. Apresentar experiências das cidades membros, que ilustram as diversas ações e conceitos previstos na Carta das Ciudades Educadoras e fundamentalmente divulgar o compromisso com a educação no seu sentido mais amplo, estabelecendo novas formas de cooperação entre as cidades associadas.

Saúde e Cultura são os temas desta segunda fase da exposição, que já passou por: Paysandú (Uruguai) – Acesso a cultura. Em Rosario (Argentina) o foco foi: Higiene urbana e cuidado com o meio ambiente; Praia (Cabo Verde): Democratização do esporte; Lisboa (Portugal): Formação de trabalhadores municipais; Gandía (Espanha): Universidade das pessoas maiores; Tampere (Finlândia): promoção da coesão social através das tecnologias da informação.

Em Sorocaba, o tema é a Promoção da Saúde, retratada em imagens do Pedala Sorocaba e Megaplantio Escolar. A exposição traz 28 painéis divididos em duas partes que permitem ao visitante aprofundar no diálogo entre as ações locais (lado negro) e os valores globais (lado branco). Será aberta no dia 19, às 9h, pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio e deverá contar com a presença de Laura Ines Alfonso, diretora da Aice para a América Latina, além de representantes de cidades educadoras do Brasil.

A secretária municipal da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, destaca que o evento é uma oportunidade para a população conhecer ações que levam o conceito Cidade Educadora, de Sorocaba e também de cidades de outros países. “Todos, cidades e entidades constituidas, mesmo quem não atua diretamente com a educação formal, estão convidados a visitar a exposição”.

Nesse projeto a Aice contou com a colaboração das prefeituras das 7 cidades envolvidas, a Prefeitura de Barcelona, da Cátedra da Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, além de apoio da Agencia Española de Cooperación Internacional al Desarrollo (AECID). No dia 20 haverá uma reunião geral das Cidades Educadoras do Brasil e o encerramento será no dia 28, às 17h. Para participar das atividades complementares dos dias 19 a 21, devido ao número limitado de vagas, é necessária inscrição prévia.

Foi aberta a exposição itinerante “Cidades Educadoras: Ações Locais, Valores Globais” em Sorocaba

Etiquetas

Categorías: 

Conocé más sobre la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para América Latina