+54 0341 4802275 / 4802121

Curitiba es electa nueva ciudad coordinadora de la Red Brasilera de Ciudades Educadoras

Encontro da Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Quinta feria 8 de julho 2021 - Plataforma Zoom

Às quatorze horas e dez minutos, Laura Alfonso, Diretora da Delegação para América Latina da Associação Internacional de Cidades Educadoras, dá início ao Encontro da Rede Brasileira de Cidades Educadoras que visa abordar a seguinte agenda:

  1. Saudações de boas-vindas
  2. Breve relato da coordenação atual (Vitória, ES)
  3. Eleição da coordenação e comissão de acompanhamento REBRACE para o período 2021-2023
  4. Relatório de resultados da consulta
  5. Diálogo sobre as próximas atividades Reunião no final de agosto em Curitba, novo encontro da REBRACE.

Em primeiro lugar, a Sra. Alfonso procede à verificação do quorum de presentes, verificando a presença em voz alta.

Nesse sentido, relata o atendimento de 15 cidades: Araraquara, Carazinho, Curitiba, Guarulhos, Horizonte, Marau, Nova Petrópolis, Passo Fundo, Santiago, Santo André, São Bernardo do Campo, São Gabriel, São Paulo, Soledade e Vitória.

A seguir, e após verificar o número necessário para funcionar, inicia-se a agenda proposta:

  1. Saudações de boas-vindas

Para dar início ao encontro, Laura Alfonso dá as boas-vindas aos presentes e convida a Secretária Geral da AICE, Marina Canals, a fazer o mesmo.

  1. Breve relato da coordenação atual (Vitória, ES)

Em seguida, Ramires Brilhante Delegado Técnico da cidade de Vitória, que foi o responsável pela coordenação da REBRACE no período 2017-2021, faz um relatório sobre as ações, as cidades incorporadas e as atividades realizadas.

  1. Eleição da coordenação e comissão de acompanhamento REBRACE para o período 2021-2023

A partir daí, tem início o procedimento de eleição das autoridades da REBRACE para o período 2021-2023.

Laura Alfonso explica o procedimento e informa sobre as solicitações recebidas, tanto para a Coordenação quanto para a Comissão de Acompanhamento.

Alfonso destaca que todas as inscrições atenderam aos prazos estabelecidos e aos requisitos acordados no REBRACE e na AICE.

Consta que a cidade de Curitiba foi indicada para a Coordenação da REBRACE, que enviou a expressão da vontade do Prefeito, o plano de ação proposto para o período e um vídeo que é exibido a todos os presentes.

Ao final do vídeo, toma a palavra a Prof. Marìa Silvia Bacila, Secretária de Educação de Curitiba, que explica as linhas de trabalho da REBRACE e os objetivos propostos.

Em seguida, Laura Alfonso dá a palavra aos representantes das cidades indicadas para a Comissão de Acompanhamento: Guarulhos e Vitória, que intervêm para endossar o testamento expresso em cartas de suas autoridades.

Não havendo outras propostas, é aprovada por unanimidade a Comissão de Coordenação do REBRACE para o período 2021-2023, a qual será composta da seguinte forma:

  • Coordenação REBRACE: Curitiba (PR)
  • Comissão de Acompanhamento: Guarulhos (SP) y Vitoria (ES)

Dada a extensão do território brasileiro, sugere-se a incorporação de mais algumas cidades à comissão de acompanhamento, por exemplo, uma da região do Rio Grande do Sul que acumula muitas cidades, ou regiões onde há menor representação. Os presentes concordaram e foi expressa a preocupação, que posteriormente será discutida em uma nova reunião da REBRACE.

  1. Relatório de resultados da consulta

Para dar continuidade à agenda proposta, a Delegação elabora o relatório de resultados da Pesquisa de Cidades Educadoras do Brasil realizada nos meses de maio e junho de 2021. O objetivo da pesquisa era conhecer temas de interesse e participação das cidades nas diversas instâncias de formação e divulgação propostas pela AICE. A apresentação será compartilhada com todas as cidades, como subsídio para o planejamento de atividades futuras.

  1. Diálogo sobre as próximas atividades Reunião no final de agosto em Curitiba, novo encontro da REBRACE.

Para encerrar a agenda e o encontro, abre-se o diálogo com todas as cidades para o recebimento de propostas de atividades e contribuições ao Plano de Ação REBRACE para os próximos meses.

Pede a palavra a Secretária de Educação de Curitiba, Profa. María Silvia Bacila, que convida para o VIII Encontro de Cidades Educadoras do Brasil que sua cidade organiza para o final de agosto. Propõe-se na reunião dedicar um espaço desse Encontro para a realização de uma nova reunião REBRACE. E mais um espaço específico de convite a novas cidades. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Sem mais assuntos para tratar, às quinze e meia está encerrada a reunião.

Curitiba es electa nueva ciudad coordinadora de la Red Brasilera de Ciudades Educadoras

Etiquetas

Categorías: 

Conocé más sobre la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para América Latina