+54 0341 4802275 / 4802121

A cidade de Guarulhos já faz parte da AICE.

Guarulhos é um dos 39 municípios que compõem a Grande São Paulo, região economicamente mais importante do Brasil. É a segunda cidade com maior população do Estado de São Paulo e a 12ª mais populosa do Brasil. Graças a diversos fatores como forma de ocupação, políticas públicas e localização, Guarulhos se tornou um centro estratégico de distribuição e logística. Localizada na confluência de estradas que ligam São Paulo ao Rio de Janeiro, abriga também o maior aeroporto da América Latina, no qual está o maior terminal de cargas do país.

Recentemente, a Prefeitura de Guarulhos se incorporou à Associação, aqui apresentamos seus motivos.

Qual foi o motivo da adesão à associação?

Pelo fato de várias políticas públicas desenvolvidas em Guarulhos, desde 2001, coincidirem com as diretrizes da AICE.

Quais são as expectativas que vocês têm respeito de sua participação na AICE?

Intercâmbios culturais e experiências desenvolvidas no âmbito de políticas públicas.

Quais são os aportes de valor que sua cidade pode brindar à Associação e às outras cidades membro?

Nos últimos quinze anos as administrações municipais têm desenvolvido uma série de políticas públicas, em diversas áreas de atuação, que vem mudando a realidade de Guarulhos e de seus moradores. Nesse sentido, cabe ressaltar os projetos ligados a Secretaria de Educação que podem contribuir tanto com a AICE quanto com as cidades-membros. Entre eles destacamos os Centros de Educação Unificados, que têm desenvolvido um trabalho significativo nas periferias da cidade, transformando totalmente sua fisionomia.

Como constrói sua cidade o conceito da Cidade Educadora?

De um modo geral, as diferentes políticas públicas, desenvolvidas pelo poder público municipal, procura, por meio de ações intersetoriais, promover ações de inclusão social, participação social e formação para a cidadania. Nas políticas educacionais, a Educação, concebida como direito social, pode ser considerada mola propulsora de mudanças e precisa oferecer formação ampla, de qualidade social. Nesse caso, entendemos que qualidade social é baseada na solidariedade, no respeito, na cidadania, no senso de justiça, promovendo uma formação humanizadora para a construção de uma sociedade igualitária. E, ao mesmo tempo, uma educação que incentiva o educando a pensar, a ter acesso ao conhecimento acumulado pela humanidade, a estabelecer relações quanto ao conhecimento adquirido e, assim, ter condições de mudar sua realidade numa perspectiva coletiva.

Por que pensa que outras cidades deveriam se aderir à AICE?

Porque as experiências desenvolvidas pela AICE, ao longo de sua história, têm contribuído de maneira significativa para a melhoria das cidades que dela fazem parte. Nesse sentido, as cidades que aderirem a AICE estarão dando um passo importante para melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos.

A cidade de Guarulhos já faz parte da AICE.

Etiquetas

Categorías: 

Conocé más sobre la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para América Latina