+54 0341 4802275 / 4802121

Camargo, Cidade Educadora

A cidade dispõe de diversos atendimentos que à caracterizam como uma Cidade Educadora. São ações, projetos e obras que beneficiam o coletivo, atendendo desde a gestação, até a melhor idade, sem distinção alguma.

Camargo está localizado na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, há 270 quilômetros da capital Porto Alegre. Com uma área de 138,069 km² tem uma população de 2.726 habitantes, sendo 1.226 na área urbana e 1,5 mil na área rural. A cidade foi colonizada a partir de 1915 por imigrantes italianos e tem como base econômica a agricultura diversificada de pequena propriedade.

Tornou Cidade Educadora em 2019. Motivo de orgulho para toda a comunidade camarguense, que junto aos administradores, se empenha, participa e colabora para o desenvolvimento do município.

Na área da Educação, por exemplo, o governo municipal dispõe de fortes investimentos, aplicando até 29% do orçamento total. O município tem quatro escolas municipais que atendem crianças da Educação Infantil ao Ensino Médio, e uma estadual, atendendo até o Ensino Médio, em atendimento parcial e integral (100% da educação infantil). Também, são desenvolvidos diversos projetos direcionados à comunidade, muitos deles contam com a parceria de outras secretarias e já foram destaque nacional, como o projeto do Talian, que é a língua co-oficial de Camargo.

Na Saúde e Assistência Social, além do atendimento médico na Unidade de Saúde, são oferecidos grupos de atendimentos para crianças, jovens, adultos e idosos. Também, a equipe se desloca para as comunidades do interior, onde realiza atendimentos. O objetivo da pasta é trabalhar a prevenção da saúde da população, com ações educativas.

Nas Obras, os investimentos são vastos, buscando melhorar, cada vez mais, a qualidade de vida. O mesmo ocorre na Secretaria das Cidades, em que a aplicação de recursos é ampla, como, por exemplo, as pavimentações urbanas, a instalação do cercamento eletrônico, com câmeras de vigilância, em que garantem uma tranquilidade para a comunidade e reforçam a segurança no município.

Por ser um município essencialmente agrícola, os incentivos na área rural são muitos. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, dispõe de auxílios ao homem do campo, com o intuito de fomentar novos investimentos, incentivar a permanência no campo e, consequentemente, a sucessão rural. Já na pasta do Meio Ambiente, a administração preocupa-se na conscientização da comunidade, por isso, desenvolve projetos e ações com as crianças e com a população no geral.

Na Administração e Governo, o trabalho intensifica-se no planejamento e organização interna. No entanto, as pastas realizam um trabalho voltado ao incentivo para a compra no comércio local, com a adesão do Programa Nota Fiscal Gaúcha, do Governo do RS. O objetivo é incrementar a receita e conscientizar a comunidade sobre a importância de valorizar os empreendedores de Camargo. Outro projeto é o Educação Fiscal, em que é reforçado a importância da Educação Fiscal.

Na área cultural e de esportes, o município também se destaca. Isto porque, ao realizar os eventos, a comunidade atende ao chamado e participa. Entre os primeiros, menciona-se os filós italianos, o jantar do Galeto e do Leitão, Jantar do Peixe, programações de Natal, e as festas nas comunidades do interior.  No Esportes, são desenvolvidos diversos campeonatos que visam a integração da comunidade, além de são atendidas crianças por meio do projeto “Craque na Bola, Craque na Escola”.

O porte micro do município de Camargo traz à tona uma peculiaridade destinada perante aos demais municípios do Brasil vinculados ao programa de Cidades Educadoras. Atualmente constituiu o Conselho Municipal de Cidade Educadora.

O trabalho intersetorial no planejamento, execução e avaliação das ações são a propulsão principal para o sucesso nas ações que garantem à comunidade, às pessoas serem educadoras. E por isso, o município de Camargo leva consigo orgulhosamente o reconhecimento de Cidade Educadora.

Conheça Camargo, acesse: http://pmcamargo.com.br/

Camargo, Cidade Educadora

Etiquetas

Categorías: 

Conocé más sobre la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para América Latina