+54 0431 4802275 / 4802121

Belo Horizonte celebrou o Dia Internacional da Cidade Educadora

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico, realizou no dia 30 de novembro, atividades em comemoração ao Dia Internacional da Cidade Educadora. A capital mineira integra o grupo de 14 cidades brasileiras que fazem parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Anualmente, essa instituição promove uma série de ações nesta data para mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos municípios na área da educação, reforçando o compromisso dos governos com a temática. 



A Exposição “120 anos de BH – Um olhar sobre a cidade”, começou as 9h no espaço de exposições do Cine Santa Tereza. Foram fotografias tiradas pelos alunos da Rede Municipal de Educação, dentro das atividades propostas no projeto fotográfico “Um Olhar, Uma Luz”. A abertura da exposição contou com a apresentação dos corais das escolas municipais Emidio Berutto e Professor Domiciano Vieira. 
 
Em 2017, as comemorações dos 120 anos de Belo Horizonte motivaram os estudantes a percorrer a cidade em busca de imagens representativas do município. Referências culturais do bairro, cenas cotidianas, cenários urbanos, pontos turísticos foram registrados e agora, estiveram reunidos nesta mostra. Os interessados poderão visitar a exposição até o fim do mês de dezembro. 
 
Já na parte da tarde, ritmados pelo toque dos tambores dos grupos de percussão das escolas, o Cortejo da Educação Integral percorreu as ruas da cidade. Partindo de três importantes pontos da área central (Praça da Liberdade, Praça Afonso Arinos e Rua Sapucaí), cerca de mil crianças e adolescentes, estudantes das escolas municipais de Belo Horizonte, caminharam em cortejo até o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, onde os três grupos se encontraram. Essas escolas participaram, este ano, do Programa Escolas Seguras e, na oportunidade, foram certificadas. O cortejo começou às 13h e as atividades no Parque Municipal ocorreram até às 15h. Essa ação comemorou, também, os 10 anos do Programa Escola Integrada. 
 
As outras iniciativas programadas foram os projetos "Pampulha Poética" e "No Traçado da Pampulha". Poemas e desenhos sobre a Pampulha elaborados pelos estudantes da Rede Municipal de Educação foram expostos na Praça Alberto Dalva Simão, conhecida como Praça de Iemanjá, no bairro São Luiz (Pampulha).

A data

De acordo com a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), 491 cidades de 37 países integram a AICE. No Brasil, são 14 municípios. A data, 30 de novembro, foi adotada para celebrar o Dia Internacional da Cidade Educadora, pois foi o dia em que, em 1990, se proclamou a Carta das Cidades Educadoras.

Añadir nuevo comentario

Belo Horizonte celebrou o Dia Internacional da Cidade Educadora

Etiquetas

Categorías: 

Boletines institucionales

Descargá los boletines mensuales publicados por la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para Amércia Latina

VER TODOS
Boletín #4
Abril 2017
Boletín #3
Marzo 2017
Boletín #2
Febrero 2017