+54 0431 4802275 / 4802121

Belo Horizonte: O programa “Improve Your English” impulsiona ensino de inglês nas escolas municipais

O programa visa impulsionar e aperfeiçoar o ensino de inglês na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, contribuindo para a internacionalização do município.

 

CAPACITAÇÃO PARA FORMAR CIDADÃOS BILÍNGUES

No dia 4/8/2017, foi realizada a formatura dos 55 professoras e professores de inglês de escolas públicas municipais que concluíram a capacitação ministrada pelo British Council. A organização do Reino Unido é parceira do Improve Your English, ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Relações Internacionais e da Secretaria Municipal de Educação. A cerimônia foi marcada por depoimentos emocionados de tutores e professores capacitados, que atestaram a qualidade da iniciativa e sua importância em sua trajetória profissional e pessoal.

Para o diretor-presidente do British Council no Brasil, Martin James Dowle, presente no evento, “o idioma inglês é falado em nível prático por aproximadamente 1,75 bilhões de pessoas no mundo, ou seja, uma em cada quatro pessoas. Pesquisas mostram como um bom conhecimento do inglês pode não somente melhorar as perspectivas econômicas de um indivíduo, mas também contribuir para o crescimento e a competitividade de uma nação”, afirmou. Na opinião dele, a possibilidade de aprender inglês “deve ser encarada como um direito de todas as crianças, não apenas daquelas que podem pagar por um curso privado”.

O treinamento do British Council teve duração de um ano, com 180 horas-aula – 144 presenciais e 36 à distância. Conciliar o trabalho nas escolas com os locais e horários para oferta da capacitação foi um desafio. A solução foi criar turmas em três polos de formação: quatro na SMED (manhã e tarde), uma na Faculdade Kennedy (manhã) e outra na PUC-Barreiro (tarde).

Todo o conteúdo foi transmitido em inglês, com o objetivo não só de aprimorar a fluência no idioma, mas também de assegurar a aplicação, em sala de aula, da nova metodologia ensinada durante o curso. Para isso, além das orientações dos tutores nas classes presenciais, os professores receberam planos de aula completos, incluindo ideias criativas para praticar com os alunos.

Para atestar o aprendizado e sua utilização efetiva nas escolas, tutores diferentes dos que ministraram o curso foram assistir algumas aulas. “Os resultados foram excelentes”, comemora Maria Ângela Bomfim, coordenadora do programa Improve Your English. “Merecem cumprimentos todos os professores participantes e também os quatro tutores da parte presencial: Fabrício Baia Raposo, Flávia Cristina de Souza Camargo, Cláudia Caixeta da Silva e Maria José D'Alessandro Nogueira”, completa Maria Ângela.

BH BILÍNGUE E INTERNACIONAL

O programa Improve Your English visa impulsionar e aperfeiçoar o ensino de inglês na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, contribuindo para a internacionalização do município. A iniciativa oferece aos professores de inglês da Rede Municipal, além do intercâmbio cultural, a oportunidade de aprimorar os aspectos práticos da língua inglesa. Esta experiência tem contribuído para o desenvolvimento de técnicas escolares inovadoras e, consequentemente, para o aumento do nível e da qualidade da educação oferecida aos alunos das escolas municipais. Foi criado em 2008 e oficializado por meio do decreto nº 15.993, de 15 de abril de 2015. A ação está estruturada em quatro eixos: treinamento, intercâmbio, sensibilização e diversificação.

Desde sua criação, 364 professores já participaram de treinamentos oferecidos pelo programa. Desses, 65 concluíram sua capacitação pelo Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu); outros 182, pela Cultura Inglesa (alguns ainda em capacitação) e os 55, capacitados pelo British Council. O Improve Your English tem diferenciais como aulas ministradas integralmente em inglês para desenvolver gramática e fluência no idioma, desenvolvimento de metodologias para aplicação em sala de aula, busca de possibilidades de intercâmbio no exterior e sensibilização de professores e alunos para a importância do aprendizado da língua estrangeira.

No eixo intercâmbio, os números são expressivos: 5 professores foram para Chicago, nos Estados Unidos (EUA) em 2010, para conhecer a estrutura das escolas públicas de lá. Em 2011, 5 professores participaram da convenção da Associação Internacional TESOL (Teaching English to Speakers of Other Languages) em Los Angeles (EUA), em que professores de inglês do mundo todo se reúnem para discutir novas práticas educacionais. Em 2012, 8 professores e mais 7 em 2013 participaram de uma formação voltada para o ensino da língua inglesa, durante 6 semanas, oferecida pelo programa Fulbright em várias universidades dos EUA. Em 2015, 4 professores e mais 2 em 2017 participaram de uma imersão no Aims College, no Colorado (EUA), em parceria com a instituição Partners of the Americas, também com o objetivo de aprenderem novas práticas pedagógicas. No total, foram 31 professores participantes de intercâmbios até agora.

Quanto ao eixo sensibilização, são realizadas palestras nas escolas municipais, ministradas por voluntários internacionais, para evidenciar para a comunidade escolar a importância de se aprender uma segunda língua. Além disso, em parceria com a organização não-governamental Minas International, é realizado um projeto para incentivar o voluntariado junto aos alunos do Ensino Fundamental, por meio do engajamento na comunidade local e global e desenvolvimento de ações sociais. Há atividades de voluntários em diversas áreas da comunidade como Saúde, Educação, Artes e Cultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, entre outras. Os professores do projeto são estrangeiros e isso proporciona aos estudantes a prática e aprimoramento de suas habilidades em inglês, além da oportunidade de interagir e conhecer melhor outras culturas.



 

Improve Your English em números (2008 a 2017)

  • Professores capacitados: 302
  • Alunos capacitados: 75
  • Alunos impactados com a capacitação dos professores: mais de 100.000
  • Professores participantes de Intercâmbios nos EUA: 31
  • Escolas municipais visitadas para sensibilização (desde 2014): 49 (palestras ministradas por 6 voluntários internacionais.

Añadir nuevo comentario

Boletines institucionales

Descargá los boletines mensuales publicados por la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para Amércia Latina

VER TODOS