PORTUGUÉS

O que é a Associação Internacional de Cidades Educadora?

Um movimento de cidades do mundo todo que, a partir do Congresso Internacional de Barcelona de 1990, constituiramse em uma extensa rede de governos locais.
As cidades se vinculam entre si para trabalhar em projetos e atividades em común, concretizando um compromisso ativo como o bem-estar da população e o fortalecimento de uma sociedade democrática aberta as mudanzas e à participacão.
Os governos locais, a partir da adesão à Carta de Princípios de Cidades Educadoras (Barcelona, 1990), se comprometem a promover políticas públicas participativas que transformem a cidade – cenário educativo por excelencia – em um espaço de liberdade, de justiça e igualdade, de encontro, de aprendizagem, de reflexão, de práticas e de sonhos… compartilhando esta experiência com outras cidades.
A Cidade Educadora apresentase como um grande desafio político para as autoridades locais e a sociedade civil, que apostam em um compromisso de administração innovadora. Desta maneira, o papel educativo das instituições políticas passa a ser o de promover uma conscientização solidária e democrática na cidadania.

Que cidades podem fazer parte da AICE?

As cidades que se identifiquem como os principios da Carta de Cidades Educadoras e se comprometam a cumpri-los; o que significa:

  • Fazer programas com propósitos educativos direcionados a todos os habitantes e em todos os ámbitos, impulsionando projetos desde o governo local ou desde outras instancias.
  • Intercambiar propostas e programas com outras cidades a fim de promover o desenvolvimentode projetos em comum.
  • Contribuir para a construção duma nova maneira de entender a cidade e a educação desde a democracia e a participação, do compromisso com a paz e o bem-estar, do respeito pelos Direitos Humanos enfocado desde o realismo das necesidades com o propósito de gerar políticas públicas concretas.

Formalização da adesão

Em referencia à formalização da adesão, 3 requisitos deverão ser cumpridos:

  1. Aprovação do Conselho Municipal do compromisso de cumprimento dos princípios da Carta e requerimento de adesão à AICE. (Em anexo, Carta de Princípios). Se assim for aceito, agradecemos o envio de uma certificação que confirme a decisão.
  2. Preencher o formulário de adesão encontrado on line na página www.edcities.org/como-asociarse que deverá nos ser remetido também devidamente preenchido com o nome e dados pertinentes para entrarmos em contato com as pessoas que agirão como interlocutoras entre seu município e a Associação.
  3. Ao nos encaminharem os 2 documentos anteriores, receberão um boleto para poder pagar a parcela correspondente, que varia em função do número de habitantes e do Produto Interno Bruto dos países, como indica o formulário.
Abrir la barra de herramientas